Perfume

“Cheiro de terra molhada lembra aquele final de semana com chuva fina na fazenda. Um perfume pode trazer saudades de alguém que já esteve mais perto e o aroma de uma torta saindo do forno pode fazer você voltar no tempo, em um jantar especial… Quem nunca relembrou cenas, pessoas, situações e emoções através de um aroma? Você já deve ter sentido um aroma e, automaticamente, ter se sentido bem sem motivo, né? 

Isso acontece porque os cheiros ativam as nossas lembranças. Quando sentimos um aroma pela primeira vez, em qualquer lugar ou situação, o nosso cérebro registra os fatos relacionados a ele em nossa memória. Ela, por sua vez, conecta lembranças a esses aromas. As informações passadas por esses aromas ficam armazenados para sempre. Quando sentir o cheiro novamente, uma região do cérebro responsável pelas emoções é ativada. As recordações surgem como no flashback de um filme, mesmo que você nem lembre do momento, local ou por quê de aquele aroma ter sido armazenado na pasta de recordações especiais do cérebro. 

O olfato é um dos sentidos mais primitivos do homem, é o primeiro órgão dos sentidos a se desenvolver quando ainda estamos sendo formados no ventre. Um estudo da Universidade Rockefeller, em Nova York, revelou que o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos aromas que sente, enquanto somente 5% do que vê, 2% do que ouvem e 1% daquilo que tocam.”

Muito legal tudo isso né?! Esse post foi compartilhado no blog da Greenleaf que, aliás, está de parabéns, pois são poucas as empresas que conseguem fazer de seus blogs um lugar agradável para ler, buscar informações interessantes e inspiração porque não? Em geral os blogs acabam sendo apenas mais um canal para “marketear” os produtos delas mesmas.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...